para manter sempre a boa qualidade da água que será consumida, é muito importante que se tome alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza da caixa-d'água. É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças, como verminoses e infecções.
A limpeza da caixa d'água das residências é fundamental para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias, para reservar água. A contaminação da água põe em risco a saúde e provoca doenças como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras. No Brasil, 70% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água. Com a queda das temperaturas e a chegada do frio este período torna-se ideal para realizar a limpeza, em função do consumo reduzido. As caixas d’água são reservatórios essenciais para garantir o abastecimento quando o sistema de distribuição sofre alguma interferência, seja climática ou decorrente de ações de manutenção.
A captação da água da chuva é uma ótima opção para economizar água, dinheiro e, consequentemente, ajudar o meio ambiente, pois além de poupar recursos, você diminuir sua pegada ambiental e também sua pegada hídrica. Ter uma cisterna é uma excelente opção para quem quer reaproveitar água, mas é preciso cuidado para não descuidar da limpeza.
Também conhecidas como algibes, as cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva ou de uso doméstico e a armazenam para tarefas que não exigem água potável. Ou seja, elas são um sistema de reaproveitamento de água de baixo custo - entenda a diferença entre água da chuva e água de reúso.
Um dos principais cuidados que você deve ter com a sua cisterna é a limpeza, para evitar contaminações e manter o bom funcionamento do sistema. O filtro funcional deve ser limpo para impedir a entrada de impurezas e evitar entupimento; o interior da cisterna também precisa de limpeza periódica. A limpeza de cisterna total precisa ser feita a cada seis meses.